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domingo, 21 de setembro de 2014

Capitulo 15





João Guimarães Rosa: “Viver é muito perigoso”




Uma obra “espantosa”


    O adjetivo reproduz o espanto e a admiração da critica literária diante da obra, que consagrou seu auto como um dos mais importantes escritores brasileiros de todos os tempos. A literatura de Guimarães Rosa se inscreve na vanguarda da narrativa brasileira contemporânea , em virtude de três fatores principais: o vocabulário riquíssimo, o narrador totalmente imerso na cultura regional, as historias variadas e surpreendentes. Como resultante de um só ou de todos esses fatores somados, a literatura de Guimarães Rosa é considerada grandiosa e difícil de ser interpretada desde a publicação de seu primeiro livro de contos, Sagrana(1946).
   Além de Sagrana, publicou também Corpo de baile(1956), conjunto de novelas posteriormente desmembrando em três volumes: Manuelzão e Miguilim;No Urubuquaquá,no Pinhém e Noites do sertão. Prestigiado e premiado no Brasil, Guimarães Rosa teve sua obra traduzida para vários idiomas. Uma de suas grandes contribuições á literatura brasileira foi trazer novamente o regionalismo para o centro da ficção,mas completamente transformado e revitalizado.

                                 O narrador e as histórias



     A obra de Guimarães Rosa está impregnada de “causos” que lembram histórias de tradição oral. Manuel Fulô, protagonista do conto “corpo fechado”, é um sujeiro metido valentão. O tom de oralidade e o emprego de um vocabulário popular são dois elementos determinantes para a imersão do narrador na cultura regional do sertão. A imersão do narrador na cultura regional se evidencia também por meio das histórias contadas: muitas delas aderem sem reservas ao imaginário cultural e religioso do sertão. Qualquer que seja o tema das hist´roias, observa-se em quase todas elas o apagamento de referencias cronologias, o que, segundo a critica , transforma o sertão de Guimarães Rosa em um cenário mítico e atemporal, que transcende limites históricos e geográficos. Essa adesão promovida por meio do discurso indireto livre é a grande responsável por mergulhar o leitor em um universo quase mágico: a cultura do outro.

      A linguagem


      A crítica classificada a obra de Guimarães Rosa como literatura de invenção, que tem como aspecto mais evidente os neologismos. No campo do vacabulário, a inovação ocorre também pelo emprego de arcaísmos, palavras que não pertencem mais ao emprego corrente.Reaparecendo no texto literário moderno, elas adquirem um surpreendente frescor, que lhes dá sabor de novidade. Juntam-se aos neologismos e aos arcaísmos os termos eruditos, que muitas vezes aparecem lado a lado com vocábulos e ditos populares.

     No campo da sintaxe, observa-se o domínio externo do ritmo das frases, nas quais é possível perceber a musicalidade da fala sertaneja. Outro elemento importante na linguaguem de Guimarães Rosa é o humor, presente na criação de tipos cômicos e nas piadas e anedotas que fazem parte dos contos e novelas.

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