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segunda-feira, 7 de julho de 2014


Capítulo 8-unidade 4 


            Modernismo no Brasil

  • O mundo á revelia
      

     Na transição entre as décadas de 20 e 30 do século xx, as propostas estéticas dos modernistas difundiram-se por tudo o Brasil.Com isso , elementos regionais passaram a fazer parte do repertório criativo, e o dialogo do escritor com a realidade social e os fatos históricos que o cercavam ganhou grande importância nesse momento.
Contexto de produção
        
     A segunda fase do Modernismo brasileiro ocorre durante os anos de 1930 a 1945.O Brasil passa, nesse período , por transformações profundas- o desenvolvimentos industrial é compartilhado com a tomada de consciência sobre os graves atrasos sociais existentes no interior do país.
Contexto Histórico
   
   A entrada do Brasil nos anos de 1930 foi marcada por uma série de acontecimentos significativos , destaca-se a subida de Getulio Vargas no poder. A necessidade de modernizar o país , a fim de que ocupasse uma posição menos secundaria no contexto mundial, fez parte do ideário de uma geração de pensadores, artistas e políticos. No plano internacional, o mundo vivia u conturbado embate entre ideologias bastantes distintas: O liberalismo x Comunismo .
Contexto Cultural
     
   Por toda Europa , a transição dos anos de 1920 para as duas décadas seguintes foi caracterizada, no campo das artes e da cultura. A arte, antes restrita as elites , também se torna um bem a ser usufruído pelas massas, e adquire valor mais democrático .

    Um dos responsáveis por essas intromissão, da arte na vida comum foi o cinema comercial, que era uma arte visual que podia, diferentemente de outras ligadas ao passado,podia alcançar públicos mais vastos do que o grupo privilegiado que consumia a arte tradicional,o preço acessível dos ingressos facilita seu consumo por um grande numero de pessoas.
     
     As transmissões de rádio e a imprensa ilustrada também se destacaram pela velocidade na difusão de informações; e os desenvolvimento da freqüência , impulsionou o aparecimento de estações voltadas a segmentos específicos do mercado consumidor, entretenimento fonográfico e a musica popular.
Contexto literário
     
     É possível organizar a produção literária da segunda fase do modernismo brasileiro em algumas tendências , entre elas o romance regionalista , e a poesia de expressão espiritualista. Sua obra e os acontecimentos mundiais e nacionais PE o que se trata a seguir.
   
    O sistema literário na segunda geração do Modernismo serviram para a consolidação do movimento iniciado em 1922, o modernismo a partir de 1930, conserva conquistas estéticas, como o uso de versos livres e de um vocabulário mais próximo do cotidiano . Amplia-se também numero de leitores de textos modernistas. A influencia de escritores como Mário de Andrade é sentida nessa nova fase. A luta contra o academicismo e a visão da arte como privilégio de poucos- marcas do parnasianismo- continuam na produção de escritores dessa nova geração.
    
     Os escritores modernistas de 1930 a 1945 entendem a ser a literatura um veículo de expressão das desigualdades, uma tomada de posição diante da realidade social. O romance , o conto ou o poema passam a apresentar um ponto de vista sobre os problemas que afetam alguns grupos sociais.
O romance regionalista
       
      Em 1926, realizou-se na cidade de Recife o Primeiro congresso Brasileiro de Regionalismo. Nesse encontro , é lido o Manifesto regionalista, que faz uma critica ao cosmopolitismo das grandes cidades e denuncia os hábitos de boa parte da burguesia nacional de supervalorizar o que é proveniente da cultura européia e perder a identificação com aquilo que é nacional.
A corrente espiritualista
   
   Partindo de influencias do Simbolismo,alguns escritores buscaram uma alternativa ao enfoque regionalista e procuraram expressar o embate do homem contra a realidade por meio de uma escrita intimista, no caso da prosa, e de uma perspectiva espiritual , no caso da poesia.
O papel da tradição
    
      De certa forma , a segunda fase do modernismo brasileiro estabelece um dialogo intenso com algumas das estéticas do final do século xix.O romance regionalista de 1930 tem suas raízes nos textos do Romantismo que procuraram fixar os tipos brasileiro- especialmente a prosa regional de José de Alencar , com suas imagens sugestivas e a utilização de sinestesias.Contudo , a segunda fase modernista não se restringe a essas duas correntes. A poesia de Carlos Drummond de Andrade , por exemplo, as ultrapassa, Murilo Mendes que propõe uma fusão original entre catolicismo, surrealismo e memória.

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