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segunda-feira, 24 de março de 2014

Unidade 2

3° Capitulo


     Diálogos do moderno

O termo vanguarda esta relacionado ao que é pioneiro e inovador. Na arte e tudo aquilo ligado aos novos padrões estéticos. O período das vanguardas foi do período dos últimos anos do século xix ate a década de 1920 . As principais tendências foram: cubismo, futurismo, expressionismo, o dadaísmo e surrealismo.

Contexto de produção


As condições históricas do início do século xx fizeram com acontecesse divisões sociais e política tanto nacionais como também internacionais.

Contexto histórico


No inicio do século xx aumentaram as disputas entre as nações europeias. Rivalidades locais e a concorrência por matérias primas e consumidores de outros continentes o levou a primeira guerra mundial , que teve como protagonistas os EUA e a URSS.

Contexto cultural


Desde o final do século xix a arte estava sendo renovada por experiências estéticas que promoviam alterações significativas nos padrões estéticos do período. O cubismo surgiu e ele trazia uma proposta de romper com os conceitos de proporção e perspectiva fazendo com que seu publico decodificassem imagens. 


O futurismo foi uma arte agressiva. Os artistas odiavam o passado propunham destruição violenta das tradições e tinham fascínio pelas novas tecnologias.


O expressionismo retratou a queda do mundo burguês. As obras deformavam a realidade e previa a perda do controle do consciente.


O dadaísmo usa a falta de significado como critica a sociedade. Os artistas aboliam a lógica e as relações com o real.


Surrealismo também visava a arte não subordinada à lógica. Estimulado pela psicanálise, voltou se para o estudo do inconsciente, elementos do sonho, da loucura e dos impulsos sexuais.

Contexto literário :


    Houve também uma ruptura radical nos procedimentos convencionais. a convivência dos escritos e pintores proporcionou uma interpretação diferente do campo artístico.

O sistema literário das vanguardas: 

  
  A arte das vanguardas se caracteriza pelo confronto entre as sensibilidades tradicionais.    A desestruturação de poemas, com elipses, grande concisão e ausência de pontuação. Os escritores deixaram de fornecer elementos lógicos para construção dos sentidos. NO surrealismo a espontaneidade total, herdada do dadaísmo fazia do texto o resultado do fluxo do mundo interior.Geralmente os manifestos da vanguarda circulavam por meio de jornais ou revistas, detonando uma serie de discussões acerca de novidades.

4° Capitulo 

Modernismo em Portugal:
 Novidades artísticas e ecos do passado.

     O contesto de produção
    
      O Modernismo iniciou-se em Portugal na segunda década do seculo do século XX, em um tempo de fortes tensões. Depois da proclamação da Republica de Portugal, continuaram as disputaas politicas internas, levando tambem como causa o parlamentarismo.

 A importância ds revistas Orpheu e Presença
       Os publicadores da revista literária Orpheu, foram nomes como Luis de Moltavor, Fernando Pessoa, Mário de sá-carneiro, Almada Negreiros e o brasileiro Ronald de Carvalho. Apesar de ter sido publicada duas vezes, esta provocou escândalos e contenda, foi atacada pela imprensa Conservadora.
       Algumas obras ainda refletiam a influência do Saudosismo, ou seja, apresentam gosto pelo passado. Entretanto, outras mostraram a evolução do modernismo.
 Os prncípios de renovação e contestação de Opheu foram reafirmdos pela revista presença, que contou com 54 números em 1927.

 Fernando Pessoa e seus heterômios.
          
        Fernando Pessoa, além de escrever em seu próprio nome, publicou mais de setenta livros em nome de outro. Alguns foram esboçados; outros smidesenvolvidos e outros receberam independência própria.
          A poesia de Alberto Caeiro ensina que o verdadeiro entendimento do mundo é obtido pelo emprego dos sentidos humanos e a interação com as coisas, sem a intervenção do pensamento.
          Ricardo Reis observou à mesma simplicidade e desenvolvimento e para isso, exigiu o Arcadismo.
          Os poemas líricos escritos e assinado por Fernando Pessoa estão em forma de coleção de canções e apresentam pensamento sobre a vida e arte. Levam a tradição lírica portuguesa e duas tendências -o sensacionismo e o interseccionismo.
          O poeta Mário de Sá Carneiro revolucionou pensamentos e ideias esteticas de força em Portugal, controlando com liberdade a gramática dum texto para ajustá-los às suas necessidades expressivas.

Colégio Brigadeiro Newton Braga .     Turma:3004       Aluna: Karoline Souza.   

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