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quinta-feira, 24 de abril de 2014

Unidade 1


CAPITULO 6°




INTRODUÇÃO:


  Literatura marco zero: Mário, Oswald e Raul Bopp



A primeira geração do modernismo caracterizou-se pela experimentação com a linguagem. A busca pela ampliação dos horizontes da linguagem artística , estimulada por influências europeias ,acompanhou uma reflexão profunda sobe o ser brasileiro.


       Mário de Andrade é considerado um dos maiores responsáveis pelo espírito inquieto e inventivo que caracterizou-se a primeira fase do modernismo.

      *A POESIA de Mário de Andrade representa os diversos caminhos pelo quais o modernismo transitou. Em seu livro de poemas Pauliceia Desvairada, entre as ideias de ruptura que defende , além do registro da língua brasileira, próxima a fala do povo , estão o verso livre e a escrita automática, é possível notar também efeitos de manipulação do eu lírico , como se ele tentasse dar conta de todo o conjunto de experiências que caracterizaram a modernidade. 
   *NO COMPO DA PROSA, três obras se destacam: Amar, verbo intransitivo (1927) , Macunaíma: o herói sem nenhum caráter(1928) e Contos novos: reúne nove contos , republicada em (1946) Macunaíma talvez seja o título mais célebre de Mário de Andrade, pode-se dizer que, bem à moda do modernismo brasileiro de primeira geração , obra é formada através de narrativas de gênero literário originário da Grécia antiga. Composta por uma junção de várias poéticas orais que representavam toda a tradição de um povo. A narrativa é repleta de peripécias e transformações que lembram a estrutura de mitos. Ao longo da obra , Macunaíma vive metamorfoses: (é criança ao início transforma-se em adulto amadurece e transforma-se em herói) , é indígena ,é negro e é branco, para ao final tornando-se uma estrela da constelação da Ursa maior.

     Oswald de Andrade: o desembaraço da invenção



  Escritor, ensaísta e dramaturgo , foi responsável por dois textos que ajudaram a delinear o modernismo no Brasil: o Manifesto Pau-Brasil e o Manifesto Antropofágico. Suas ideias sintetizaram uma maneira de responder ao problema que marcou profundamente a primeira geração de escritores modernistas: a busca pela identidade nacional. No o livro Pau-Brasil alguns elementos da concepção moderna da linguagem poética chamam a atenção.             No poema O recruta , à forma sintética , linguagem prosaica e desmontagem cômica do tema amoroso. A proposta de Oswald de Andrade é “limpar a poesia brasileira dos cipós do bacharelismo” constitui-se em uma grande renovação da linguagem literária. Oswald de Andrade soube, como poucos, criar uma poesia ao mesmo tempo sentimental e intelectual ,resultante da escolha de temas triviais que surpreendem como o poema “Balada do Esplanada”.



            Desconstrução da narrativa



     Na prosa, Oswald de Andrade produziu dois livros fundamentais para o Modernismo : Memórias sentimentais de João Miramar(1924) e Serafim ponte grande (1933). 

   Memórias sentimentais é considerado o real "marco zero” da prosa modernista. Constitui-se de episódios-fragmentos numerados que constroem uma espécie de autobiografia de Oswald. Nos episódios-fragmentos observa-se uma mescla de gêneros diversos , como poemas, citações, cartas, relatos de viajem. 
   A sátira realizada por Oswald em Memórias sentimentais visa principalmente os intelectuais de província como Machado Penumbra, adeptos do linguajar empolado e pomposo que a literatura modernista criticava implacavelmente.




             Raul Bopp: as raízes populares da poesia



         O poeta gaúcho se preocupava em recuperar as lendas e os mitos das culturas indígenas e negra, Raul Bopp (1898-1984) tem como obra de maior destaque o poema narrativo Cobra Norato. Esse poema , composto de 33 partes , apresenta uma estrutura que lembra muito uma montagem cinematográfica , com imagens justapostas e uma espécie de escrita em que versos e estrofes aparecem e reaparecem em outras partes ao longo do texto. Outro componente da poética de Bopp é a construção de um panorama da presença negra no país, marcada pela publicação de Urucungo, em 1932. A escravidão, a identidade negra e a relação com os brancos são temas recorrentes nesse livro.O comportamento violento e arbitrário da senhora branca é tratado no poema                Dona Chica com recursos estilísticos consagrados pelo modernismo: frases curtas, amplo uso do registro coloquial; diálogos e outros elementos narrativos.



     
    
     


Colégio Brigadeiro Newton Braga. Turma: 3004. Aluna: Karoline Souza. 

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